5 atividades pra fazer no outono!

Hoje começa o outono, uma das melhores estações do ano, na nossa opinião, e uma das mais desejadas por mim! Afinal, pra uma grávida na reta final, nada melhor do que dizer adeus ao calor escaldante que fez em Floripa nesse verão e poder curtir as últimas semanas da gestação ao ar livre sem desconfortos. Além do mais, é nessa estação de ar geladinho, folhas secas no chão e bebidas quentinhas, que vamos completar nosso primeiro ano de casados e receber nosso segundo filho, Lúcio, previsto pra nascer no final de abril.

TWWV4940

Então inspirada em tudo isso, resolvi fazer uma lista com 5 atividades pra fazer nessa época tão gostosa!

1 – IR A PRAIA

Sim! Outono também é época de ir a praia! O sol já não está tão forte.. o clima está super agradável, a temperatura da água ainda está boa e as praias geralmente estão mais vazias e tranquilas, afinal o carnaval já passou, a maioria dos turistas já foram embora e difícilmente você vai enfrentar trânsito. Da pra caminhar, estender uma toalha/canga e levar um livro, deixar as crianças brincando a vontade sem se preocupar em os perder de vista naquela muvuca toda do verão.  Por aqui, estamos na praia em todas as estações e até nos dias de chuva.. mas esse ano ainda não fomos, justamente pelas filas intermináveis e pelos casos de virose que rolaram aos montes. Então agora que está mais tranquilo, não vejo a hora de relaxar ouvindo o som das ondas!

7516758736_IMG_5288

 

 

2 – FAÇA UMA TRILHA

Em geral as pessoas preferem o verão pra praticar esse tipo de atividade, mas dependendo de onde você mora e o tipo de trilha que vai fazer, o verão acaba tornando essa atividade mais desgastante e as vocês até perigosa. Ano passado trilhamos muito no verão, porém esse ano evitamos por conta do calor (tivemos o verão mais quente dos últimos 120 anos!)  e acompanhamos nas notícias vários casos de acidentes em trilhas aqui em floripa por conta disso.  Já no outono, temos um clima mais misto e ameno, temos o sol..mas não está quente e ainda não temos muitas chuvas etc  É menos cansativo pros adultos e muito mais agradável (e seguro) pras crianças. Só não esqueçam dos cuidados básicos como vestimentas, água, alimentação e de checar a previsão do tempo. Pra quem mora em floripa, não possui muita experiência em trilhas e gostaria de incluir as crianças, recomendo a trilha do gravatá e a trilha da praia do saquinho. O visual das duas no outono é incrível e são trilhas mais seguras e sinalizadas.

 

DCIM100GOPRO

 

3 – VÁ ACAMPAR
(ou passar o dia em um camping…)

 

É o clima perfeito pra acampar pelos mesmos motivos que citei nos itens da praia e da trilha. Você não passa calor e também não precisa investir em equipamentos de camping pra climas mais extremos, o básico já resolve. E caso você não queira passar a noite, dá pra aproveitar apenas o dia.. a maioria dos campings (com estrutura) oferece dayuse e você pode montar sua barraca, usar de todas as comodidades do espaço e ir embora no fim do dia. Alguns campings com estrutura possuem banheiros, churrasqueiras ou espaço pra fogueiras, estrutura pra amarrar redes e até playground pras crianças. Adoramos montar a barraca, a redinha da Helena, fazer cachorro quente ou assar marshmallow na fogueira, brincar com a Helena ao ar livre, deitar..conversar e no final do dia ir embora, se quiser. Nesses casos, a barraca acaba sendo ótima pra colocar os pequenos pra dormir durante as sonecas! Assim eles ficam protegidos dos mosquitos, do sol, vento etc

 

camping

 

4 – FAZER UMA MINITRIP DE CARRO

Com o verão e o período de férias encerrados, as estradas já estão mais tranquilas e seguras e é um bom momento pra fazer aquela viagem curtinha de carro com a família! Dá pra alugar um lugarzinho no airbnb (já existem várias opções com preço de baixa temporada nas praias e ainda não entraram os preços de alta temporada pros lugares mais frios como a serra) e passar o final de semana inteiro.. ou então escolher uma cidade vizinha pra passar o dia! Geralmente fazemos essas minitrips só pra passar o dia mesmo, escolhemos lugares próximos.. os pontos turísticos que queremos visitar ou fazemos um roteiro mais gastronômico, como visitar aquele café colonial no interior que todo mundo fala.. sabe? Pra quem é de Floripa ou Santa Catarina, é só pesquisar aqui no blog todos os nossos passeios e viagens, que tem uma porção de opções! Em Pomerode está começando a Osterfest, festa da páscoa que acontece todo ano e que é uma ótima opção pra família toda! Brinquedos pras crianças e comida típica pros adultos. Fomos o ano passado e foi demais. Em Rancho queimado, além das paisagens de filme durante o outono, existem cafés coloniais maravilhosos e fábrica/café e loja de chocolates artesanais. Em São Martinho tem o famoso Fluss Hauss que além de ser o melhor café colonial de Santa Catarina, tem as também famosas bolachinhas decoradas pra páscoa e espaço pras crianças. Todos esses roteiros e informações estão aqui no blog, só rolar pra baixo.

sao martinho

IMG_0738

 
5 – PICNIC

Toda época é época pra picnics e todo lugar é válido. Na praia, na trilha, no parque, na praça, no camping e até no porta malas do carro. É só escolher um lugar legal, pedir pras crianças separarem uns brinquedos, preparar ou comprar umas comidinhas gostosas, pegar uma toalha ou canga e pronto. Da pra ir só com a família, a dois ou chamar os amigos.. É  uma das coisas mais simples, de baixo custo pra fazer e que fazem toda a diferença naquela tarde tediosa. Preparamos nosso café da tarde com café, bolinho e algumas frutas.. colocamos tudo na nossa cestinha, já temos um tapete no carro pra isso, a Helena escolhe uns brinquedos e pronto.  Já disse por aqui lá no post de atividades pras férias, que a Helena ama! principalmente quando fazemos picnic no porta malas do carro em dias de chuva.. estacionamos de frente pro mar, abrimos o porta malas, colocamos o tapete e algumas almofadas, deixamos o som baixinho.. e ficamos ouvindo música, conversando.. ou ouvindo o som do mar e da chuva.

pro pinterest

7516842416_IMG_4291

Espero que vocês gostem dessas dicas super simples e se inspirem nessas atividades pra aproveitar bastante os dias de folga ao ar livre! Mal posso esperar pra fazer todas essas coisas e compartilhar com vocês!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s