5 dicas de programas pra fazer com as crianças!

Essa semana a Helena entrou de férias e eu já fui logo bolar uma listinha de coisas que poderia fazer com ela durante esses dias, já que nem eu e nem o Henrique estamos de férias e não vamos poder viajar. Pensando nisso, resolvi compartilhar com vocês uma listinha com 5 programas que a gente ama fazer e que são perfeitos pra fazer com as crianças nas férias!

1- PIQUENIQUE
Esse não poderia faltar na nossa lista, a gente ama um piquenique, vocês sabem! Esse hábito a gente já tinha antes da Helena nascer, mas aumentou muito devido as alergias alimentares dela, que nos impossibilitavam de comer em restaurantes. Aí piqueniques viraram nosso maior aliado pra sair da mesmice das marmitas, tão comuns na vida de pessoas alérgicas. É algo tão simples e que as crianças gostam tanto! Basta preparar as comidinhas e bebidas favoritas de vocês, colocar tudo em um cooler ou bolsa térmica, pegar uma toalha ou canga de praia, pedir pras crianças levarem alguns uns brinquedos e escolher um lugar legal. Essa é a maior vantagem de um piquenique, a vista! Por aqui, nossos piqueniques geralmente são na praia mas pode ser em um parque, um lago.. onde você quiser! E se estiver frio e chovendo? Aí é só achar um lugar com uma vista legal que dê pra parar o carro, abrir o porta malas, descer os bancos e fazer o piquenique dentro do carro! Basta usar a criatividade. Lá no ig até já mostrei uns piqueniques que fizemos no porta malas minúsculo do nosso carro e que a Helena amou! Estendemos o nosso tapete, colocamos umas almofadas, a Helena levou uns livros.. nós levamos café com bolo e algumas frutas, paramos o carro de frente pro mar e fizemos um picnic numa tarde de domingo fria e chuvosa aqui em floripa. Fácil e simples né?

7516842416_IMG_4274

picnic no carro

2- ACAMPAR
Acho que não tem uma criança no mundo que não queira acampar! Montar uma barraca, fazer uma fogueira.. contar histórias. É realmente uma experiência única e que as crianças não esquecem! Aí entram os poréns da vida adulta: não gosto de ir pro mato, não gosto de dormir ao ar livre, não tem lugar pra acampar onde moro e a lista se estende.. então vamos as soluções? Você não precisa acampar longe da civilização! Quase todas as cidades possuem camping e os campings fornecem tudo que você não se imagina sem: energia elétrica, tomadas, wifi, chuveiro quente, cozinha e por aí vai. Ainda sim não rola pra você? Então façam um acampamento no quintal de casa! Montem uma barraca, façam uma fogueirinha.. coloquem cadeiras em volta e pronto! Assim você pode fazer algo especial com seus filhos mas sem perder o conforto da casa.

7583945440_IMG_3075

IMG_1804

 

3- FESTA DO PIJAMA
A opção acima não rola pra você porque está chovendo, frio ou apenas não tem barraca? Faça o bom e velho forte no meio da sala! Quem nunca fez uma cabana de lençol e travesseiros no meio da sala não sabe o que é ser criança, não é? Afastem os móveis da sala, busquem o colchão de casal e todos os travesseiros e almofadas que encontrarem pela casa. Façam uma cabana com lençóis, preparem um chocolate quente e escolham um filme pra assistir juntos. Coloquem o pijama e façam uma festa do pijama.  Quer algo mais acessível e legal que isso? Pra quem mora em cidades frias e chuvosas como Floripa, essa opção é salvação! Fazemos sempre que está chovendo muito e temos preguiça de sair e é um sucesso.

7583910240_IMG_1579

 

4- CLUBE DO LIVRO
Temos o hábito de ler com a Helena desde que ela nasceu. Lemos todo dia! A medida que ela foi crescendo e aprendendo a falar e compreender as histórias, começamos a levar ela junto nas livrarias pra que ela escolhesse os próprios livros. Isso foi fundamental pra que ela permanecesse interessada na leitura, algo que as crianças vão perdendo o interesse a medida que crescem e descobrem o mundo dos desenhos e programas de televisão. Comprem um livro juntos e façam um clube do livro. Leiam juntos, conversem sobre a história, o que gostaram mais.. inventem finais alternativos, façam um projeto com base no livro. Na escola da Helena, foi feito um projeto literário em cima do livro do Pinóquio. Paralelo a leitura, foi feito atividades de pintura, fantoche, artes com palitos de madeira, foi ensinado palavras chaves da história em inglês… tudo relacionado ao livro. Resultado: a Helena ficou 1 mês inteiro “lendo” o livro, aprendeu palavras novas em inglês e português. Aprendeu sobre verdade x mentira, sobre marcenaria.. tantas coisas! Hoje, mesmo sem saber ler, ela abre o livro e conta a história inteira página por página, acrescentando detalhes da imaginação dela. Além de ser algo interessante pra fazer nas férias, o clube do livro é um hábito maravilhoso pra fazer em família e ensinar aos pequenos desde cedo a importância de ler.

IMG_6694


5- OBSERVEM A LUA E AS ESTRELAS

Esse eu deixei por último por uma razão especial. Eu e o Henrique adoramos ciência, astronomia e um pouco do astrologia também. Adoramos eventos astronômicos e observar os fenômenos juntos.. ir ao planetário.. Obviamente passamos essa paixão pra Helena e ela é obcecada pela galáxia, pelos planetas e tudo mais que esteja no céu.. ela ama saber curiosidades sobre esse assunto e tem várias na ponta da língua que adora contar para os outros rssss Dito isso, sempre que tem um evento pra visualizar algum fenômeno, a gente procura ir! Além de ser algo que desperta o imaginário das crianças, é extremamente educativo! E infelizmente, o campo da ciência tem despertado cada vez menos interesse nas novas gerações.. assim como as escolas tem investido cada vez menos nisso. Então que tal levar seus filhos pra fazer uma visita ao planetário? Que tal esperar uma noite de céu limpo e estrelado e procurar estrelas com as crianças, aprender o nome delas? E melhor ainda, que tal ver quando vai rolar algum evento e se programar pra assistir com a família?! Muitas cidades realizam eventos gratuitos pra visualizar esses fenômenos e contam com físicos pra explicar e tirar dúvidas, além de vários telescópios a disposição. A primeira vez que a Helena viu a lua através de um telescópio, foi muito marcante e ela lembra até hoje.

e como eu disse, deixei esse por último porque justamente HOJE, será visível a olho nu uma série de fenômenos. São dois fenômenos astronômicos: um eclipse total da Lua, o mais longo do século! E que também é conhecido como “Lua de Sangue” já que a lua adquire uma coloração avermelhada e “Marte em Oposição”, que deixa o planeta vermelho alinhado com a terra e com o sol. Fazendo com que a terra fique exatemente entre o sol e marte. Então basta olhar pro lado oposto do sol e você verá toda a superfície de marte que está virada pra terra, super brilhante. Incrível né?

lua-de-sangua-nasa
Lua de Sangue – NASA

 

2018-01-31-zm-mozaika-cc
Fases da Lua de Sangue

Esse evento acontecerá a tarde toda mas estará visível somente durante o pôr do sol! Pra quem mora em Florianópolis, ele estará mais visível no horizonte LESTE. Com melhor visualização nas praias do Campeche e da Joaquina. E pra quem quiser ver este fenômeno com um telescópio, a UFSC e o IFSC estarão realizando um evento no Mirante da Lagoa!

Se você não mora em Floripa, basta procurar no google e ver qual é o melhor local pra visualizar a lua de sangue na sua cidade, chamar as crianças e fazer um programa ÚNICO e super especial nessas férias.


Cris

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s