Roteiro de 1 dia em Rancho Queimado

Quem nos acompanha lá no @familiaaventureira sabe que de vez em quando estamos em Rancho Queimado. Essa cidadezinha fica a 60km de Florianópolis (onde moramos) e apesar de ser super pertinho do litoral, ela tem cara, clima e gostinho de interior! Na nossa opinião, é uma das cidades mais lindas de toda Santa Catarina e nessa época do ano, as paisagens são de cinema. Não foi a toa que escolhemos nos casar lá! Por ser tão pertinho da capital, é o lugar perfeito pra passar o dia a dois ou com a família, aproveitar as paisagens e a gastronomia maravilhosa dessa cidade.

Pensando nisso, fizemos nosso roteiro de 1 dia por Rancho Queimado!

IMG_6341

Pra começar, recomendo ir pela manhã pra poder aproveitar o dia todo e também porque pelo fato de ser uma cidade pequena, os estabelecimentos costumam fechar cedo. Feito isso, vamos lá?

Chegando em Rancho Queimado, você vai passar pelo portal da cidade e logo em seguida já vai ver a fábrica da Pureza, que eu sei que não é bem um ponto turístico mas sim um patrimônio histórico do melhor refrigerante do mundo, não é mesmo? Rsss Quem nunca provou não sabe o que está perdendo e recomendo fazer uma parada.

IMG_1130

Continuando, um pouco mais pra frente, a esquerda, numa entrada discreta com uma plaquinha bem pequena escrito “Doce Rancho”, está um casarão antigo que é ponto de venda de chocolates artesanais. Os chocolates são deliciosos e o lugar é lindo! Vale a pena fazer uma parada, conhecer o lugar e comprar uns chocolates pra volta.

TWWV4940

BSSN6587

Seguindo adiante, passando por Taquaras, a próxima parada é a Casa de Campo do Governador Hercílio Luz, uma propriedade centenária que hoje está aberta a visitação e é o ponto turístico mais conhecido da cidade. A casa é utilizada como museu e abriga objetos pessoais e históricos do governador Hercílio Luz e de imigrantes alemães. Na parte externa, um jardim florido com direito a mesa de piquenique, bancos e uma vista linda pras montanhas. E como é época de pinhão, o chão fica praticamente marrom, coberto pelo pinhão que cai dos pinheiros espalhados pelo lugar.

EIYC4298

Ao lado da casa do governador, está uma casinha verde que é super conhecida por vender produtos coloniais como geléias, queijos etc.

Continuando na estrada principal, passamos pelo Galpão Tropeiro, um restaurante de gastronomia típica e resolvemos parar lá pro almoço. O nome já diz tudo. O restaurante é um grande galpão e a comida, típica tropeira, é feita em fogão a lenha! Uma delícia! Em especial, o entreveiro e a farofa de pinhão. Vale a pena ir até lá só pra almoçar nesse lugar, sério! Digo isso porque ele está sempre lotado e na maioria das vezes, por pessoas de cidades próximas.

Importante dizer que lá não aceita cartão e é preciso levar dinheiro! Isso vale pra maioria dos lugares em Rancho Queimado,  já que lá é praticamente impossível conseguir um sinal de internet e os poucos lugares que aceitam cartão as vezes encontram dificuldade.

Pra alegria da Helena, ganhamos algumas tangerinas recém colhidas do proprietário do lugar e seguimos o nosso passeio. Fomos pro lado oposto seguindo até o Mirante do Morro do Alto da Boa Vista. Um dos lugares mais lindos do Brasil e que foi cenário do nosso casamento em maio deste ano.  A mais de 1240m de altitude, é um campo imenso e completamente deserto que te dá uma vista de tirar o fôlego. São vários mirantes, é só seguir a entradinha de terra principal e pegar as estradas laterais pro mirante que você quiser. Devido a altitude, o vento é fortíssimo, além de ser muito frio. Inclusive no inverno, tem chance de neve! Mas a vista compensa! Então leve uma mantinha e aproveite pra ver o pôr do sol caso não esteja tudo coberto pela neblina.

5DM38117
Nosso casamento no Morro da Boa Vista

5DM38280

IMG_5209[1]

IMG_0273

Hora de descer, passamos pela Cascata Trisãmya, que é uma cascatinha pequena localizada praticamente na beira da estrada. Se você procurar no google, tem muitas fotos lindas dela.. mas já faz um tempo que o local parece abandonado e sem um local específico pra parar e conhecer. Então seguimos adiante e fomos tomar um café.

IMG_0375

Vou citar aqui dois cafés que nós gostamos e que conhecemos em ocasiões diferentes. O primeiro, é o KaffeeHaus, um café colonial típico alemão, localizado bem no centro de Rancho Queimado. O Café é servido direto na mesa e eles são extremamente atenciosos! Falamos das alergias alimentares da Helena e trouxeram pra nossa mesa várias opções sem leite pra que ela pudesse comer.

IMG_1172
KaffeeHaus

Na última vez que fomos lá, resolvemos conhecer o Kaufer Café com Morango, que fica na mesma estrada geral da Casa do Governador e do Galpão Tropeiro. Rancho Queimado é conhecida como a cidade do Morango e nesse café, não faltam opções com essa fruta. Também rola café colonial ou você pode se servir e pesar. Provamos muitas delícias e nossas preferidas, foram a cuca de frutas vermelhas e o famoso chá de morango que servem lá. O local é uma graça, tem vista pras montanhas e uma lareira bem gostosa que é acesa nos dias mais frios. Os dois lugares aceitam cartão.

IMG_6380.JPG
Chá de morango no Kaufer Café com Morango

Quando escurece, a cidade é tomada por uma neblina intensa e você dirige sem enxergar quase nada na frente. Então assim que vimos a neblina começar a baixar, resolvemos encerrar nosso café e voltar pra casa.

IMG_0391

E assim termina um dia maravilhoso em meio a estradas e paisagens saídas de um filme do nosso roteiro por Rancho Queimado! Espero que vocês gostem e quando forem pra lá, não esqueçam de usar a hastag #roteirofamiliaaventureira lá no instagram!


Cris

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s