5 dicas para viajar de carro com crianças!

A gente ama viajar de carro e lá no @familiaaventureira sempre recebo mensagens me pedindo dicas pra viajar de carro com crianças de forma tranquila. Em geral, o grande problema é a impaciência dos pequenos aos passar longas horas no banco de trás, preso na cadeirinha. Acho que não tem uma fórmula de sucesso pra isso e cada criança se comporta de forma diferente. Até a Helena que tá super acostumada em passar horas no carro, acaba se incomodando de vez em quando e nos fazendo ter vontade de parar no meio de estrada e sumir hahahaha

princesa
Dormindo assim, parece um anjo né?

Mas tem sim algumas coisas que tornam as viagens mais fáceis e que nos salvam do terrível: “Falta muito pra chegar?”

Vamos lá?

1- Cadeirinha/bebê conforto: Acho que preciso dizer que em primeiro lugar seus filhos PRECISAM estar em uma cadeirinha ou bebê conforto adequado a idade e peso né? Não é frescura, não é bobagem e não me venham com papo de “ah mas na minha época eu viajava com mais 4 primos no banco de trás”. Eu também! Mas a tecnologia está aí pra oferecer mais segurança e assim como os carros mudaram, as cadeirinhas surgiram e salvam vidas! Se você anda de cinto de segurança porque  vai deixar seu filho solto? Claro que quando a gente pensa em viagem, pensamos em tudo menos um acidente de carro.. mas acontece! As estradas são perigosas, algumas pessoas são imprudentes e todo cuidado é pouco. Nós já vimos alguns acidentes acontecendo na nossa frente e foi preciso frear bruscamente pra não rolar um engavetamento. Se a Helena não estivesse na cadeirinha, com toda certeza teria sido projetada pra frente e teria se machucado. Como Socorrista, já ouvi colegas contando ocorrências terríveis de crianças projetadas pra fora do carro porque os pais não tinham cadeirinha ou haviam retirado a criança da cadeirinha porque ela estava irritada.. ou até mesmo pra amamentar.  Vale ressaltar que quase 70% dos acidentes envolvendo crianças fora da cadeirinha/bebê conforto acontecem num raio de 1km de casa. Ou seja, CADEIRINHA SEMPRE!

Dito isso, optamos por uma cadeirinha com inclinação pra que ela pudesse dormir mais confortável e honestamente, se ela existe.. eu nunca vi! Porque a Helena tá sempre dormindo caída pra frente.. mas de qualquer forma, eu adoro essa cadeirinha porque ela tem protetores laterais que são super importantes pra proteger a cabeça da criança. O modelo da nossa é Evolve da marca Cosco. Travesseirinho pra pescoço também ajuda bastante pra sustentar o pescoço nos momentos em que a criança está dormindo em sono profundo.

Cadeira-Para-Automovel-Cosco-Evolve-9-a-36-Kg-Preto-Cromo-3755374
Cadeirinha Evolve Cosco que a Helena usa e amamos!


2- Brinquedos:

Bebê na cadeirinha e agora como fazer pra ele ficar lá? Brinquedos!
Antes da viagem faça uma bolsa com os brinquedos favoritos ou peça pra ele fazer, caso já tenha idade. Por aqui, antes de toda viagem a Helena faz uma bolsa com brinquedos e livros que ela sabe que são pra brincar e ler no caminho. Não temos tablet, Ipad etc Então não usamos recusos tecnológicos.. e aí está na hora de entrar o tal “na minha época eu não tinha isso”. Viajei muito com meus pais, ficavamos as vezes até 14h na estrada em um único dia, era cansativo e entediante em alguns momentos mas nos distraíamos com brincadeiras simples, como jogos de palavras, placas de carro e muita, muita conversa! Já existe também mesinhas portáteis exatamente pra por no carro e as crianças poderam brincar, pintar etc

3- Comidinhas:
Tá aí uma distração que sempre dá certo por aqui. Sempre levo uma bolsa térmica no carro com água e alguns snakcs que a gente gosta. Bolachinhas e frutas sempre funcionam e também reduzem o número de paradas pra comer pelo caminho.

4- Pare sempre que preciso!
Em viagens mais longas sempre é bom parar uns minutinhos, tirar o bebê da cadeirinha, tomar uma água, comer.. ir ao banheiro. Como a Helena já desfraldou, nós levamos um penico no porta malas e paramos sempre que ela pede pra fazer xixi. Aproveitamos pra esticar as pernas, descansar um pouco e tomar um café. Apesar dessas paradas serem curtinhas, elas fazem a diferença e deixam a Helena beeeem mais tranquila pra continuar.

5- Seja flexível:
Por aqui nós temos dois tipos de situação: as negociáveis e as não negociáveis. Sair da cadeirinha: não negociável. Alimentação e recursos tecnológicos: negociáveis. Viagens e passeios em família são pra você se distrair, se divertir, recarregar as energias.. e não pra estar se estressando né? Então nós temos um acordo bem claro entre as partes envolvidas, que durante viagens algumas coisas podem ser flexíveis com diálogo. A Helena não come besteira.. mas permitimos uma bolachinha recheada e chocolates quando estamos na estrada e depois que todas as alternativas de entretenimento tenham se esgotado, deixamos ela assistir um desenho no nosso celular. Afinal, não somos de ferro e se até a gente cansa de ficar sentado em um banco por horas, imagina eles?

Nossos filhos são nossos maiores parceiros, nosso melhores amigos. Seus sentimentos não são menores que o nosso só porque são crianças.. e por serem crianças, eles conhecem apenas poucas formas de se expressar. Viajar com filhos pode ser mais difícil mas é igualmente compensador, se não mais. Como disse, não há um feitiço de bom comportamento. Cada criança é única e tem sua personalidade e seus gostos! O importante é entender e aceitar ela do jeito que ela é. Respeitar seus limites e seus sentimentos.

Então insira seu filho nas suas viagens, converse com ele durante o caminho, façam brincadeiras e se preciso, seja flexível! Quebre suas regras e seja feliz. As partes chatas e desafiadoras de viajar com os filhos pequenos passam e ficam as lembranças boas.

Prontos pra pegar a estrada?

IMG_5273


Cris Schneider

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s