Roteiro de 1 dia na Serra Catarinense: Bom Jardim da Serra + Urubici

Nós adoramos subir a serra independente da época do ano, mas no inverno é muito mais especial! O frio, as paisagens bucólicas cobertas pela neblina, aquelas delícias gastronômicas que você só encontra por lá… é o programa perfeito pra um final de semana! Seja a dois, seja em família ou com os amigos.

No final de semana resolvemos fazer um passeio bate-volta pela região e algumas pessoas me pediram lá no @familiaaventureira pra dar mais informações, dicas de pontos turísticos e montar um roteiro pra essa pequena roadtrip.

Claro que existe muito mais na serra catarinense do que Bom Jardim da Serra e Urubici, mas vou falar desses dois lugares porque foram o que nós visitamos dessa vez e também porque de longe, são os nossos lugares preferidos daqui de Santa Catarina.

IMG_5269
Estrada em Grão Pará

Pra poder aproveitar ao máximo esse passeio, a primeira coisa que você tem que saber é a distância da sua cidade até lá e quantas horas você irá passar na estrada. Nós moramos em Floripa, a 229km de Bom jardim, o que dá mais ou menos 3h de viagem. Se você tem filhos pequenos e segue religiosamente a velocidade permitida, pode acrescentar mais uns 40 minutos no seu trajeto. Fora que as paisagens que você encontra pelo caminho são tão lindas, que vale a pena ir sem pressa pra curtir cada momento. Feito isso, saia de casa antes mesmo do sol nascer pra ter de fato um dia inteiro pra aproveitar.

Nosso plano era sair de casa umas 6h mas como somos uma familía suuuper agilizada e organizada, saímos de Floripa as 7h da manhã após apertar o botão de soneca pelo menos umas 5x. Fez um dia de sol lindo e a estrada estava super tranquila. Pegamos a BR 101 sentido sul, saindo em tubarão e fomos em direção a Serra do Rio do Rastro. Já tínhamos descido a Serra do rio do Rastro em uma das nossas idas pra Urubici mas dessa vez, resolvemos fazer o caminho inverso. Pra quem ainda não conheçe, recomendo MUITO que visitem! E não só o mirante, que dá a vista panorâmica do lugar, recomendo que peguem essa estrada mesmo! É surreal andar por cada curva extremamente acentuada, quase sem visibilidade a frente e completamente envolta pela natureza. Algumas curvas possuem recuo com mirantes em que você pode parar o carro e ver um pouquinho mais de perto esse lugar de tirar o fôlego. A Serra inteira possui mais ou menos 250 curvas e em 2012 foi eleita uma das estradas mais espetaculares e desafiadoras do mundo. A estrada começa em Lauro Muller e termina em Bom Jardim da Serra, onde está o mirante principal que eu citei ali em cima.

ITYK7883
Estrada da Serra do Rio do Rastro

Mas antes de parar no Mirante da Serra do Rio do Rastro, viramos pro lado oposto e fomos visitar um lugar que já estava na minha listinha faz tempo: O Canion da Ronda e o Parque Eólico.

QOAG0990
Canion da Ronda

Sou apaixonada, fascinada, obcecada (ou aloca) por cânions, mas eles são de difícil acesso e quase impossíveis de ir com crianças. Então ter a oportunidade de visitar um e levar a Helena comigo, fez com que o Canion da Ronda se tornasse minha prioridade nesse passeio. O Canion está dentro de uma propriedade privada e você precisa pagar uma taxa de R$10 para entrar (somente em dinheiro –  crianças não pagam). O acesso se dá por uma escadaria e depois uma caminhada relativamente curta, até a beira. O lugar é tão imenso que tem chão até você não enxergar mais.

SYAX1543
Acesso ao Canion da Ronda

 

IQNZ8888


Como qualquer lugar com altitude, os ventos são fortíssimos, a ponto de você ter dificuldade de segurar o celular ou a câmera pra tirar uma foto. A Helena precisou andar de mãos dadas com a gente o tempo todo, porque ela literalmente caiu no chão com a força do vento quando quis andar sozinha. Então além de proteger bem as crianças do frio e do vento, é preciso ter atenção redobrada com elas, pois não há nenhuma barreira de proteção e como o nome já diz, é um cânion, você está andando e de repente tem um grande penhasco de 1.457 metros de altura. Pra quem tem sling, acredito que não exista forma mais segura de levar os babys e os manter quentinhos e protegidos. Mas tudo isso é mais que compensando com uma das vistas mais lindas de Santa Catarina, JURO! Ficamos lá um tempão só admirando a paisagem.

IMG_5037

Voltando pra estrada principal, um pouquinho mais a frente, fica o mirante que te dá uma vista dos canions e da estrada da Serra do Rio do Rastro completa. Como na serra tem muita neblina e serração, dizem que o melhor horário pra ter visibilidade total é entre 11h e 13h. Saímos de lá exatamente nesse horário e seguimos na estrada em direção a outro ponto bem conhecido, a Cascata da Barrinha. O lugar é bem bonito e o acesso se dá pela lateral da Churrascaria Cascata, que por ser um dos únicos restaurantes da região e ter uma vista estratégica pra cascata, acaba sendo a opção mais procurada e certeira pra fazer uma parada pro almoço.

SLHE1093
Cascata da Barrinha


Saindo de lá, colocamos o pé no acelerador e fomos direto pra Urubici pois queríamos subir o Morro da Igreja e pra isso, precisávamos pegar a autorização no centro da cidade (a autorização só é válida pro dia da retirada e a sede da ICMBIO só funciona até as 17h). Como a procura é muito grande nesta época, o período de permanência no Morro da Igreja é de 15 minutos e você só pode subir depois que outro veículo desça. Pegamos uma fila de 7 carros e ficamos uns 25 minutos esperando.

A vista de lá fala por si só e se você tiver sorte ( que não é o nosso caso ) você poderá ver a Pedra Furada, outro ponto bem conhecido mas que está com o acesso temporariamente fechado por conta de obras.

Depois de ver o ponto turístico mais conhecido de Urubici, era hora de ir pra última parada do nosso roteiro, a Serra do Corvo Branco. O atrativo é que a estrada se encontra entre o maior corte em rocha do Brasil, são 90 metros de profundidade. O local estava bem cheio e pra minha surpresa, tinha até foodtrucks servindo lanches e café. Nesse ponto a Helena já estava em sono profundo dentro do carro, então descemos só pra ver o pôr do sol e sentir a energia desse lugar lindo.

IMG_5074
Serra do Corvo Branco


Hora de ir embora, porque além de escurecer cedo, não existe postes com iluminação nesse ponto e a neblina torna as estradas ainda mais perigosas. Você pode fazer o retorno e voltar pelo centro de Urubici ou aproveitar e descer a Serra do Corvo Branco todinha até chegar em Grão Pará. Caso já esteja tarde, recomendo voltar pelo centro de Urubici, parar pra comer algo por lá e aí pegar a estrada novamente. Um dos lugares que gostamos muito de comer, é no Café Colonial Lenha no Fogo, eles tem várias opções de tortas, pratos típicos da região, queijos, chocolate quente e muitas geléias caseiras, tudo a um preço acessível e crianças não pagam! Mas talvez mudem de ideia depois de terem visto a Helena comer.. sorry! hahahaha Caso você ainda tenha pelo menos 1h até o pôr do sol, vale a pena estender a volta pra casa descendo pela Serra do Corvo Branco. A estrada é linda e te dá uma vista panorâmica surreal dos Canions de Urubici.

 

TYLX2813
Vista do final da Serra do Corvo Branco

Nesse dia, já estava escuro e a neblina já estava surgindo mas queríamos muito descer essa estrada, então decidimos de última hora dormir no carro dentro de um camping e seguir viagem no dia seguinte pela manhã. Mas essa é uma história que vale a pena deixar pra contar em um outro momento, em post diferente.

E assim termina o nosso roteiro de 1 dia na Serra Catarinense! Urubici está cheio de atrações lindíssimas mas não tem como visitar todas em um único dia, fato. Coloquei aqui o roteiro que nós fizemos e sim, teria vários outros lugares pra indicar e farei isso num próximo post. Mas se  você está procurando um passeio bate-volta pelos lugares mais bonitos da região, com toda certeza esse roteiro não vai te decepcionar!

Espero que gostem e se fizerem o passeio, não deixem de nos contar o que acharam por aqui ou lá no @familiaaventureira

Beijão!
Cris

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s