Pão de beijo (pão de queijo vegano)

Quando descobri das alergias alimentares da Helena, ela tinha apenas 3 meses e por conta da amamentação, eu precisei fazer a dieta de restrição dos alimentos que ela é alérgica. No começo foi complicado porque basicamente todas as receitas que eu conhecia tinham como ingrediente ovos, leites e derivados. E uma das que eu mais senti falta, foi o pão de queijo! Como viver sem?? Impossível né?! E como qualquer pessoa que cozinhe pra alérgicos sabe, improvisar e substituir são os segredos de qualquer receita restritiva. Então tratei de ir atrás de uma receita alternativa e não é que tinha mesmo? Isso já faz tempo e hoje essa receita não é nenhuma novidade. Mas volte meia acho alguém que ainda não conhece, então quis postar aqui pra propagar essa maravilha. Não vou mentir que o gosto é exaaaaaatamente igual porque não é! Mas ele é uma delícia e quebra MUITO o galho quando estamos com vontade de um pão de queijo quentinho. Encontrei essa receita no Presunto Vegetariano e o mais legal é que você pode modificar ela do jeito que você quiser usando temperos diferentes.

IMG_8642

Ingredientes:

2 xícaras (de chá) bem cheias de Batata doce  ( pode ser batata baroa) picada
1 e 1/2 xícara (de chá) de polvilho doce
1/2 xícara (de chá) de polvilho azedo
1 colher (de chá) de fermento químico em pó
1/4 de xícara (de chá) de água
5 colheres (de sopa) de óleo
1 colher (de chá) de sal ou mais se preferir

* Você pode colocar outros temperinhos como ervas desidratadas (orégano, pimenta, páprica) ou grãos, como linhaça por exemplo (que foi o que eu usei nessa receita)

** Nunca testei, mas já vi pessoas que no lugar dos temperos, colocam um pedacinho de goiabada. Eu amo goiabada e salivei só de pensar!

Modo de preparo:
Primeiro, corte a bata doce e cozinhe em uma panela com água fervente até que ela esteja macia. Escorra bem e amasse as batatas ainda quentes com um garfo, até obter um purê. Reserve. Pré-aqueça o forno a 210ºC.


Em uma vasilha, coloque o polvilho doce, o polvilho azedo, o fermento químico em pó e misture. Depois, Coloque a água, o óleo e o sal em uma panela pequena, misture e deixe ferver. Quando estiver borbulhando, desligue e jogue sobre a mistura dos polvilhos. Misture bem até virar uma farofa. Adicione o purê e misture tudo até obter uma massa bem uniforme. Se estiver grudando nos dedos, pode colocar um pouco mais de polvilho doce.

IMG_8580

 

Faça bolinhas em tamanho médio e coloque em uma assadeira antiaderente. Leve para assar por cerca de 40 minutos ou até os pãezinhos ficarem rachados e completamente assados e está pronto! Simples, né?

IMG_8637

Espero que gostem!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s